Riscos Químicos

Existem cerca de 2 milhões de compostos químicos, dos quais apenas uma pequena parcela foi adequadamente testada com vista à identificação de propriedades nocivas. Nos dias de hoje é difícil saber o número exacto de substâncias químicas produzidas anualmente e qual a perigosidade da maioria delas. Só na União Europeia estão registadas mais de 100 mil. Havendo para cada uma das substâncias ou misturas um número de registo do Chemical Abstracts Service (CAS).

Todo o cuidado é pouco quando se lida com produtos desta natureza, independentemente das quantidades e dos fins porque, ás vezes basta uma pequena dose de uma determinada substância para colocar uma vida em perigo.

Assim a inspecção, o controlo e a manipulação de substâncias químicas devem ser realizados com muito cuidado, de forma a proteger os trabalhadores.

Nos locais de trabalho são os contaminantes químicos gasosos, sob a forma de matéria sólida ou líquida em suspensão na atmosfera, que apresentam maior risco.

Utilização de produtos químicos perigosos; IDICT; Série Divulgação, N.º 03; Maria Helena Franco; 1999

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

2.º Seminário de Segurança e Higiene no Trabalho (Seia)

No dia 18 de Setembro terá lugar no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em Seia, o 2.º Seminário de Segurança e Higiene no Trabalho.

Do programa provisório já anunciado fazem parte dois painéis, um sobre avaliação de riscos e outro que abordará a segurança e higiene em ambiente hospitalar, bem como uma conferência sobre “Da segurança e saúde no trabalho à segurança e saúde nos trabalhadores”, a proferir por António de Sousa Uva, professor e investigador da Escola Nacional de Saúde Pública.


Sem comentários:

Enviar um comentário